quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Faleceu Steve Jobs

Faleceu Steve Jobs. Só este ano percebi melhor quem era esta figura, algo enigmática para uma info-abstraída como eu. Foi quando vi um vídeo em que ele discursava numa sessão de formatura que percebi que havia ali mais qualquer coisa. Devem conhecer esse discurso, hoje essa filmagem está a ser muito partilhada nas redes sociais.

Jobs falou sobre algo que me tocou bastante e era sobre trabalhar naquilo que gostamos. Aliás, todo o seu discurso e a sua história de vida (Steve Jobs fora abandonado pelos seus pais e adoptado em bebé), que contou resumidamente, tocaram-me bastante.

Não consigo nem imaginar o que deve sentir uma pessoa que é abandonada pelos seus próprios pais. Principalmente pelo motivo que indicaram: não teriam dinheiro para que ele fosse para a universidade e eles queriam que ele se formasse. O mais engraçado sobre o destino? Os pais adoptivos fizeram os possíveis para cumprir com esta vontade. Ele foi para a universidade, desistiu, e tornou-se no homem mais inovador e empreendedor que há memória.

Engraçado, estas coisas do destino, não é?

2 comentários:

  1. O destino realmente prega muitas partidas. O abandono é sempre um acto de desprezo, mas neste caso é de louvar a condição de adopção: a educacao. Nao uma boa alimentacao, nao uma boa casa, uma vida de luxos....simplesmente educação. (que neste pais que vivemos nao vale de muito!). Mas se bem recordo desse video os pais adoptivos não teriam essas condições e S.Jobs acabou mesmo por abandonar a faculdade por desilusao mas por falta da unica condicao exigida. Mas como a vida é cheia de ironias foi essa própria desistencia que levou aos momentos mais criativos e notáveis da sua ascencao. Fundou ou apple, foi despedido da apple....Criou a Pixar entretanto, vendeu por billioes à disney anos mais tardes...e voltou novamente à apple para conquistar o que era seu por direito. Nao ha fama, o dinheiro, o reconhecimento, simplesmente o sonho, como ele próprio mencionava nos seus discuros:
    “Este é o casamento da tecnologia com a arte”, “o computador é a bicicleta da nossa mente”, “tecnologia sozinha não é o suficiente”…

    E conseguiu isso tudo aos 56 anos. Cumpriu muitos dos seus sonhos. Que mais um homem pode pedir?

    ResponderEliminar
  2. ps: peco desculpa pelos erros ortográficos, mas o meu apple nao tem correccao automatica! : P

    ResponderEliminar