sábado, 15 de janeiro de 2011

Ir ao teatro ou os efeitos do Senhor Puntila.

Ontem fui ao Teatro Aberto ver "O Senhor Puntila e o seu criado Matti", de Brecht. Fiquei alegremente surpreendida. Os actores são fabulosos, coroados pelo fantástico Miguel Guilherme, o palco e suas alterações são surpreendentes e o ambiente criado com as falas do Senhor Puntila é fabuloso.

Fiquei sobretudo admirada e embaraçada. E pelo mesmo motivo: fazem-se coisas fabulosas em Portugal, culturalmente falando. Admirei-me por isso, e fiquei embaraçada porque tinha concluído que não havia nada de interessante para ver no teatro português quando encarei com esta peça. Esta ideia que eu tenho - ou tinha - centra-se principalmente na falta de publicidade a estes eventos nos media e a falta de apoio à cultura, ao que de bom se faz no nosso país.

Já em Outubro vi a Guida Maria a representar fervorosamente na peça "Sexo sim, mas com orgasmo!" e achei que andava a perder bons espectáculos e, principalmente, excelentes actores que não vêem o seu trabalho reconhecido em Portugal.

Ontem encontrei uma sala cheia e só posso imaginar a satisfação de todos os que colaboraram para aquela peça. Por todos eles, vão ver teatro. Se possível, o Senhor Puntila, um bêbado bipolar.

2 comentários:

  1. Realmente é uma pena haver aquela ideia pré-definida que o teatro em Portugal é uma chatice e é de fraca qualidade. Esta peça, entre outras, prova precisamente o contrário! Deslumbrante! Excelentes actores, acompanhados por músicos muito bons também! O teatro em Portugal recomenda-se vivamente e salas como o Teatro Aberto também!

    ResponderEliminar