quarta-feira, 30 de junho de 2010

Críticas: 24Horas - Crónica de uma Morte Desejada

Os trafulhas já podem descansar.
Os políticos já podem prometer o céu.
Os famosos já podem acumular dívidas.
Os actores já podem trocar de namorada todos os dias.


A partir de amanhã, o 24Horas já não estará cá para contar tudo.


                                  FIM


Acima reproduzi a capa do último "jornal" 24Horas (sim, as aspas são intencionais). Aquilo que me ocorre é:


Ponto 1: Quem é que nomeou este aglomerado de páginas o Lone Ranger cá do burgo?
Ponto 2: Desde quando é que o 24Horas cumpriu essa função?


Os trafulhas lusitanos hoje dormiram o sono dos justos, após terem subornado 3 inspectores camarários, 7 GNR's e toda a repartição das Finanças da Lousada. Sem medos e receios.


José Sócrates acaba de anunciar que Portugal vai ganhar o Mundial, apesar de ter sido eliminado ontem. Agora que os sherlockianos jornalistas do extinto jornal não estão cá para nos defender, ninguém vai desconfiar da promessa do nosso primeiro.


E os famosos? Ai, os famosos... (o 24Horas falava de outra coisa que não os famosos?) O Jet-Set em peso está neste momento a ligar para a COFIDIS para financiar a próxima rino-mamo-nalgoplastia, que tinha sido desmarcada, não fosse a brava publicação desmascarar as suas responsabilidades financeiras (as quais a partir de agora não têm qualquer intenção de pagar, de forma perfeitamente impune).


O elenco das 47 novelas, actualmente em emissão na TVI, acabaram de actualizar o "relacionamento" no Facebook, depois do fecho do 24Horas. O actual protagonista dos Morangos que terminou um longo relacionamento de 13 horas, afirma que "tipo porque já não temos medo de ser criticados, entendes?".


Na sua mensagem de despedida, o director Nuno Azinheira questiona "quem preenche o nosso lugar na banca dos jornais?" Eu tenho a resposta para esta questão: sacas de carvão. As poucas vezes que tive um exemplar do 24Horas na mão tinha um isqueiro na outra, sendo que o carvão se revela infinitamente mais eficaz para assar um frango à Guia. Além disso, a literatura é inquestionavelmente melhor. Já aprendi alguma coisa a ler instruções de sacas de carvão, algo nunca antes experimentado ao ler o 24Horas.

5 comentários:

  1. Brilhante, genial, fabuloso, hilariante! Não sei porque é que não andas tu a escrever nos jornais deste país! Ah espera, já sei, porque não conheces ninguém, não tens cunhas nem te desponibilizaste para uma subida horizontal...!

    ResponderEliminar
  2. Comparar o prestigio das sacas de carvão com o do 24 horas é, na minha opinião, uma ofensa para as sacas de carvão. A literatura das faces das sacas é bem mais interessante, actual e informada.

    Quem sabe se não haverá agora cronistas do 24 horas a escrever nas sacas de carvão, nos rótulos das lixivias ou até mesmo informação nutracional nos iogurtes. Para essa rapaziada seria assumir um desafio mais exigente e abrangente.

    Excelente post.

    ResponderEliminar
  3. O que o POVO esquece é que já não tem vida própria, (enfim a maior parte), e deseja ávidamente viver a vida dos outros... E é para isso que jornais como o extinto 24 Horas servem...Para a Maltosa viver a vida dos FAMOSOS... Casa do Castelo ; Sasha; Manta... Etc...Romances tórridos em Resort's de luxo... Paparazzos ás mamas de alguém... Toda a malta vê! Portanto não me fodam com conversetas da treta, que o povo só têm aquilo que merece...

    ResponderEliminar