sexta-feira, 23 de julho de 2010

Críticas: Não-Jornal em Portugal

Sei que é conhecida a minha opinião sobre o Correio da Manhã. Não me quero repetir e aborrecer as 3 pessoas que me lêm. Sim, são os outros três que aqui escrevem para além de mim. E mesmo esses, às vezes limitam-se a abanar a cabeça de forma desconsolada quando pergunto se gostaram. Adiante.

Mas para que não haja sombra de dúvida: o Correio da Manhã não é um jornal. É um Correio da Manhã. Tal como o José Castelo-Branco não é um homem, é um Castelo-Branco. E a Luciana Abreu não é um ser vivo racional, é uma Luciana Abreu. E poderia continuar eternamente, mas não me dá jeito que tenho o almoço ao lume.

Partindo deste princípio, hoje decidi dar uma vista de olhos na página do CM. O CM on-line perde a infíma utilidade que lhe posso reconhecer no formato papel, isto é, um substituto de último recurso do papel higiénico. E nem essa função cumpre eficazmente: não só a textura não é de todo a mais favorável, como corremos o sério risco de ficar com uma espécie de tatugem da ex-mulher do Beto a.k.a. Filipa de Castro na nalga esquerda.

Posto isto, apresento-vos um resumo daquilo que me saltou à vista, ou melhor, do que me ia vazando a vista:



Nacional


Assassinada após cinco queixas 

‘Rei do Bacalhau’ morto pelo filho

“Estou à espera para matar-vos a todos”

Serial killer faz crimes em nome da vítima


Isto são quatro títulos de quatro notícias distintas de uma única edição! Digamos que o CM é uma espécie de cabidela de letras. Demasiado avinagrada, e indubitavelmente indigesta. 

A acrescentar, ainda somos brindados com um Mapa de Mortes Violentas: saiba quem, como e quando se finaram os últimos "presuntos" da sua cidade. Se duvidarem: http://www.cmjornal.xl.pt/mortes-violentas



Internacional


Aqui tenho de destacar uma rubrica denominada Insólito. Pode parecer um pleonasmo, mas são pérolas que ilustram a estupidez humana em todo o seu esplendor, pelo que não necessitam de comentários. Um produto deste calibre tem de ser servido como um bom whisky: simples, sem gelo.


Elvis Presley: Instrumentos da autópsia a leilão           

Apresentadora acaba no hospital após engolir mosquito 

Burro voa em páraquedas

Polícia com chifres de veado na moto



Desporto


Pára tudo. O CM tem uma rubrica na secção de Desporto denominada singelamente Planeta Ronaldo. Planeta Ronaldo? Planeta Ronaldo! Com este tipo de tratamento será díficil entender que o Melhor do Mundo, "pense que" é a melhor invenção depois da roda? Não me parece.

Na prática a existência desta rubrica no CM implica que todos os dias, impreterivelmente, serão publicadas notícias, ou melhor não-notícias sobre CR7. Isto é um desafio épico para qualquer jornalista, ou melhor, uma tortura medieval.





Vidas

Bem-vindos ao mundo dos Cláudios Ramos, Danieís Nascimentos, Carlos Castros, Mayas e afins.

O mundo onde pululam os modelos/actores, as Qualquer Coisa Jardim/R.P's, as pré-operatório/pós-operatório, os jogadores de futebol/ coleccionadores de silicone, as mulheres de jogadores de futebol/empresárias, as ex-mulheres de jogadores de futebol/capas de revistas masculinas, e transgénicos afins.


Sempre com imensos projectos em carteira (que nunca deixam de ser projectos), sempre apaixonados/as definitivamente (ou separados/as recentemente). Estas criaturas têm por norma uma esperança de vida reduzida, mas para nosso infortúnio, multiplicam-se mais depressa que os filhos da Angelina Jolie.

Podia continuar a destilar veneno, aliás, a analisar o tema, mas acho que todo o tempo de antena atribuído a estas criaturas é demais. Haja croquetes!



Para terminar e para vos deprimir deixo-vos com a seguinte informação: o Correio da Manhã é líder destacado de vendas com mais 8817 jornais vendidos por dia.

Ai Portugal, Portugal...

6 comentários:

  1. A pergunta que se coloca é para quando uma CORREIO DA MANHA TV? Tipo um mix do pior da TVI, SIC e RTP. Quem sabe um projecto ganhador.

    ResponderEliminar
  2. Eis uma difícil mas se conseguir-mos fazer um(a) apresentador(a) gord(a) como o Malato, careca como o Goucha e estérico(a) como a Júlia Pinheiro a apresentar um concurso de onde os concorrentes provem provem sofrer com atrocidades tipo "o meu gato violou-me" ou "o meu marido pôs-me os cornos com o animal amestrado lá de casa", ou ainda "tenho depressões cada vez que oiço o Waka Waka" acho que tínhamos um ponto de partida.
    Agora é uma questão de desenvolver.
    É uma ideia!

    ResponderEliminar
  3. MUITO BOM MIUDA

    MUITO BOM M-E-S-M-O

    VOU-TE CONTRATAR

    ResponderEliminar
  4. Eu até que compreendo o correio da manhã. Se eu fosse carteiro, acho que durante a manhã, não acertava uma. Na maioria das manhãs o meu carteiro tambem deve andar a dormir, porque nunca deixa a correspondência na caixa certa.
    Quanto a jornais, acho que nenhum bate a Dica da Semana. Deixa o arroz quentinho e solto durante horas...
    http://escalhavardo.blogs.sapo.pt/2010/06/11/

    ResponderEliminar
  5. e falas tu mal do correio da manhã! depois do encerramento do 24 horas, só nos resta este para nos inspirar! que seria de nós sem o suplemento vidas?! ãh?! e será que este post existiria sem o correio da manhã?! anseio pelo dia em que todos os jornais sejam o correio da manhã e o 24 horas, pois aí, óh happy day, não me faltará assunto!
    beijos**

    novo post em

    sarah ferguson

    ResponderEliminar
  6. Temos sempre a Assembleia da República... e Alberto João Jardim!

    ResponderEliminar