quinta-feira, 15 de julho de 2010

Desabafos: Casamento?

Em cerca de onze casamentos que fui, cinco já são divórcios, isto em praticamente dez anos. E ainda me perguntam quando é que me caso? O que aconteceu na nossa modernidade? Será que as pessoas perderam o interesse em combater pela sobrevivência da vida em comum? O que é que tem acontecido às últimas gerações que permitiu que chegássemos aqui? Serão as pessoas precipitadas? Ou são-no porque sabem que o casa-descasa é simples, barato e pode dar milhões?

O que eu ainda acho mais graça é recordar-me da pompa de alguns dos casamentos. Rios de dinheiro em vestimentas, flores, igrejas e por aí fora. Luas-de-mel paradisíacas, dignas de mais uns quantos euros e passado um tempo, às vezes muito pouco, olha, não deu!

“Diferenças irreconciliáveis” passa a ser o termo bonito para “não te posso ver à frente nem pintado de vermelho, e sou benfiquista”; “Tínhamos diferentes perspectivas de futuro” para “arranjei uma mais nova”; “Desentendíamo-nos com facilidade” para “aquilo era uma gritaria que uma vez a vizinha até chamou a polícia”.

E assim, todos os votos, as promessas de vida futura, os corações, as coisas boas, voam. Voam tão rapidamente que ninguém à volta vê, e depois são apanhados de surpresa e nem querem acreditar que aquele casamento prodigioso, que funcionava tão bem, pelo menos no campo das aparências, terminou.

Assim anda a nossa sociedade, numa crise relacional anterior à financeira, que aliás poderá evitar a celebração de mais uns quantos casamentos que daqui a uns anos dão em nada…

1 comentário:

  1. Podia fazer um comentario enorme, do tamanho do assunto, mas deixa me que te diga uma coisa.duas.um divorcio é caro, muito caro.
    E para haver um divorcio tem que ser dois a querer: o que pede o divorcio, o sr honesto portanto, e a pessoa que quer o divorciado...
    (serve para as mulheres e para os homens, que eu cá sou muito justa)
    bj

    ResponderEliminar