quinta-feira, 1 de julho de 2010

Desabafos: IVA – Invariavelmente Vamos ficar Atolados…

E hoje, o dia 1 de Julho fica marcado como o dia em que ficámos um bocadinho mais entalados. É a conta de sempre: os salários permanecem iguais e o custo de vida sobe, a qualidade de vida desce, o stress aumenta, a produtividade dos que trabalham decresce e quem não trabalha endoidece…

Nestes momentos esquecemo-nos do que andamos para aqui a fazer e a nossa vida resume-se ao dinheiro. Não quero parecer demasiado exagerada, porque afinal é assim que o mundo funciona, é esta a sociedade em que vivemos e então precisamos do dinheiro… Mas será que exageramos no que toca às nossas preocupações financeiras e por isso tomamos más decisões?

Tenho esperança que o futuro da sociedade seja diferente. O modelo capitalista está obsoleto e tem de ser alterado. Já vimos que assim não dá. Vivemos nos humores de linhas expressas em gráficos que nos dizem se estamos a entrar na crise, na crise, a meio da crise… Dependemos do que uma agência de rating diz do nosso país, expressando-o em letras e em números. Mas somos mais, muito mais do que isso. O que é que aconteceu que de repente deixámos de ser o belo país à beira mar plantado para ser um -AA? Como é que se resumem as capacidades de um país numa letra? Voltámos ao mundo dos ABC’s?

8 comentários:

  1. É assim mesmo! este sistema devia de ser todo alterado! fim aos engravatados que só enchem os bolsos e criam estas desigualdades sociais! nacionalize-se de volta a Galp, EDP, etc. Ao povo o que é do povo!

    ResponderEliminar
  2. O facto de serem os EUA e os mais ricos da Europa a determinar, cada vez mais, o nosso futuro, não nos deve deixar estáticos, resignados e a recorrer amiude às farmácias para comprar vaselina...
    E nós? Que Estado é este cada vez mais irresponsável, menos exigente na educação, menos assistencial na saúde e na segurança social em favor dos interesses do sector privado (quem beneficia com os seguros de saúde, com os PPRs, etc.?), a Justiça continua ineficaz e ineficiente, para que servem tantas empresas municipais (qual a relação benefício/custo da sua existência), para que servem os Governos Distritais, para quê tantas freguesias?, etc, etc.
    O Estado somos nós, temos que exigir credibilidade, rigor, transparência, o Estado tem que prestar contas sobre toda a sua actividade para merecer a nossa confiança (como invejo a Suécia!), temos que mudar a mentalidade e acabar com o despesismo.
    Salazar deixou-nos na penumbra material e intelectual, os Governos PS e PSD fizeram o resto...e continuam a dançar o tango, deixando-nos, cada vez mais, de tanga.

    ResponderEliminar
  3. Achei o comentário deste Sr. Anónimo muito bom. Que visão e perspicácia!

    ResponderEliminar
  4. fazer comentários anónimos, para se auto-elogiar inpunemente! é mesmo tripeiro...

    ResponderEliminar