sábado, 4 de setembro de 2010

Críticas: Casa Pia, the beat goes on.

Vou tecer as minhas considerações sobre o caso Casa Pia, já que tudo o que é gente o faz. As minhas considerações, no entanto, poderão ser um pouco diferentes. Ora pensem comigo: se eu não sou jurista, testemunha, réu, parte interessada, e não tenho acesso a nada do que pode ser prova, ou conhecimento de algo em particular sobre o caso, como é que eu posso opinar sobre a inocência ou culpabilidade de alguém?

Muito português faz isso, e eu pergunto, têm capacidades especiais? São médiums? Estou a falar daqueles que não têm rigorosamente nada a ver com o caso e são apenas a dita opinião pública. Como é que eles dizem com tanta certeza quem é culpado e quem é inocente? Eu não sei, não faço ideia e não tenho esse ónus. Esse trabalho é dos advogados, dos tribunais.

É o problema da opinião pública em Portugal, fazem-se julgamentos de rua, isentam-se alguns, matam-se outros, ainda que com palavras.

A minha opinião sobre este caso, dirige-se a um tema que, sendo Portuguesa poderei me dirigir com clareza: 8 anos? E quanto tempo mais vai ser preciso? Será que ninguém vê que, as vítimas sofrem por não haver desfecho e os inocentes que são julgados (a existir) têm a vida em pause este tempo todo? Alguém consegue ver isso? Que país é este que permite que isto aconteça? Os Direitos do Homem estão a ser violados, e só se apontam dedos...

Sem comentários:

Enviar um comentário