sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Whatever...: Motivate this!

Eu hoje venho aqui falar de motivação. Disseram-me uma vez que o nível de motivação depende de nós. Afinal, se à nossa volta tudo corre mal, somos nós que temos de lutar para que a nossa motivação não seja afectada e continue nos píncaros. Certo? Errado!

A motivação é algo interior, íntimo, que se expressa em comportamentos de acção positiva. É algo de bom, que sentimos internamente e que nos permite avançar positivamente, e que, na minha opinião, está entre dois momentos. O primeiro momento é aquele que nos motiva, e o último, aquilo que construímos de bom com base na nossa motivação. Vejamos o exemplo da escola: Temos uma boa nota num teste, sentimo-nos motivados e o resultado é estudar mais, com mais força de vontade. De facto, motivação e força de vontade caminham lado a lado. Uma dá origem à outra e permanecem para sempre interligadas.

Mas é facto que a motivação, apesar de ser pessoal, ser uma coisa muito nossa, está dependente de vários factores externos. É claro que somos todos diferentes. Cada um fará uma gestão diferente da sua motivação pessoal, uns conseguem manter a sua motivação nos piores momentos, outros só a conseguem alcançar com acontecimentos especiais.

Por vezes no trabalho, o reconhecimento, quando bem usado pelas hierarquias, é um factor externo que pode dar um boost à nossa motivação e encher-nos de força de vontade. Assim trabalhamos melhor, os superiores ficam satisfeitos e no fim ficam todos contentes. É o efeito bola de neve que, quando usado no sentido inverso pode ter efeitos perversos. Se não somos reconhecidos ou recompensados pelo bom trabalho que consideramos ter feito, não somos motivados, ficamos com menos força de vontade e, para alguns, a produtividade baixa.

Se é isto que vos acontece, tentem reverter a situação. Entrar no loop da desmotivação é dar voltas sem chegar a lado nenhum. Não há resultado positivo que possa advir da falta de vontade e da irritação que se pressupõe.

Sem comentários:

Enviar um comentário