terça-feira, 17 de agosto de 2010

Desabafos: Desemprego estabiliza nos 10.6%

Quase que apetece escrever "sem palavras", mas como eu sou pessoa para criticar até mais não, cá vai bomba!

Portugal nunca soube ser produtivo e descolar efectivamente, apostando na criação de empregos de qualidade e no desenvolvimento de áreas fundamentais como a ciência ou a cultura. Os trabalhos de baixa remuneração já foram todos para a Roménia, Índia e por aí fora, e por um lado ainda bem! Os países supostamente desenvolvidos não baseiam a sua economia nestas condições! Têm, isso sim, os central-offices de empresas que gerem o trabalho barato noutro lado!

É fulcral apostar na juventude, e o que nós temos é uma população activa cada vez mais envelhecida, situação esta que vai piorar, ora vejam: já não se vêm pré-reformas como antes e ainda querem aumentar a idade da reforma; e a faixa mais nova, formada, está presa nas malhas da inexperiência e do desemprego, fruto da falta de lugares no mundo do trabalho (ocupados por quem já devia de estar a descansar) e também, por vezes, da péssima formação existente neste país que forma licenciados e não profissionais!

Se olharmos para o mapa, Portugal está no centro, e em vez de aproveitar a sua localização geográfica, continua a ser o do mundo! Podíamos ter desenvolvido os nossos portos para receber mercadorias e expedir por comboio ou camiões para a Europa e o aeroporto e o TGV já deviam de ter sido construídos há 10 anos meus amigos, 10 anos! Porque é que não somos o maior ponto de encontro do mundo?

Porque é que agora, com os incêndios, não contratam pessoas para reflorestar, ou mais polícias para vigiar? E antes, porque é que não contrataram para limpar? A floresta tem uma importância elevada na economia de um país e parece que a maior parte das pessoas não o entende!

Acham que fazer estradas é mostrar trabalho e incutir o desenvolvimento? Já repararam no tamanho do país? Até há bem pouco tempo éramos o país com mais quilómetros de estrada por habitante. Justifica-se?

Há tanto por fazer neste país! Quando é que nos ouvem!?

Sem comentários:

Enviar um comentário