quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Críticas: Meu querido mês de Agosto

O mês de Agosto não se assemelha a mais nenhum. É único, particular, kitsh! Ora vejamos, a primeira coisa com que nos deparamos é que o país pára em Agosto. 80% da população está de férias e os outros 20% a trabalhar em quadriplicado, quando assim o é (e principalmente na restauração...).

Em muitos sítios somos deparados com uma resposta sórdida: "Ah isso só lá para Setembro! Sabe, é que é altura das férias, e é sempre complicado". Não, não sei! Porquê? Porque é que não se organizam melhor?

Eu não tiro férias em Agosto (o Festival SW não conta...). Para já posso acordar mais tarde porque não há trânsito. É a benesse do Agosto, a estrada é nossa! Durante um mês até parece que vivemos mais perto do trabalho (embora este pensamento possa ser assustador)!

Agora, se morarem como eu já morei, em locais que enchem em Agosto... Preparem-se... O trânsito muda-se para estes locais. As aldeias vazias e pacificas da beira mar assistem a uma procissão solene de carros a 20 km/h, quando não é menos!

Outra coisa engraçada sobre o mês de Agosto é as pessoas que passam o inverno no trânsito, na confusão das grandes cidades e, no verão, mudam-se todas para o Algarve para fazer o mesmo! Andam na confusão do trânsito, mas com vista para o mar! Continuam enfiados em Centros Comerciais, mas é no Algarve! Vão jantar ao Chinês ou ao McDonalds, mas atenção, é na esplanada! Em Lisboa colam-se uns aos outros no Metro, no Algarve colam-se uns aos outros com as toalhas de banho, é bonito!

Também é bonito pagarem por duas semanas de estadia o equivalente a uma semana num todo incluído de 5 estrelas em Punta Caña! Mas neste caso eu não crítico muito, acho importante fazer turismo no nosso país. O que me chateia é que temos praias fluviais lindas, temos um interior para ser explorado, temos espaço vazio onde fazer piqueniques, jogar à bola com os pequenos! E a malta quer é confusão... Passar tempo no carro ou a discutir com o casal do chapéu ao lado porque o miúdo atirou areia...

2 comentários:

  1. Meu querido mês de Agosto......que nunca mais acabas! Desde o dia 1 que o digo! O caminho de casa ao trabalho noutras alturas faço em 5 minutos, nesta altura do ano demoro 15 minutos!!!!!! Por favor que passe o tempo mais depressa....só este mês! Para não falar que é impossível ir ao supermecado sem perder 2 ou 3 horas para comprar meia duzia de coisas ou ir a uma bomba de gasolina! Não me leves a mal ó Agosto mas já chegavas ao fim!

    ResponderEliminar