De todas as vezes que pego no meu carro, passo por uma rotunda. Não vale a pena tentar evitá-las, elas nasceram quais cogumelos urbanos, com decorações alucinogénicas. E de todas essas vezes que eu conduzo, eu assusto-me com os outros.
Quando tirei a carta, ensinaram-me a fazer rotundas. E eu pensei, "epá, isto tem lógica!" Foi há 10 anos, num período anterior ao auge da dominação das rotundas, mas ainda assim, elas já tinham um grande potencial!
Supostamente, e conforme a antiga DGV indica na seguinte imagem, se a malta tem como destino a primeira saída, vai na faixa mais à direita; se o pessoal pretende ficar zonzo e dar uma voltinhas a mais, saindo na segunda, terceira ou enésima saída, então temos de nos aproximar da rotunda na faixa da esquerda e entrar na faixa da esquerda... Isto, meus caros é lógica pura! Pensem lá um bocado em termos de distribuição de tráfego, ponham o outro carburador a funcionar, aquele que está em cima do pescoço...!
Então, porque é que eu tenho sempre de abrandar ou travar para não levar com alguém em cima? E depois se houver embrulhada é um problema que só visto! Porque às vezes quem está mal está à direita, e então acha que tem razão, e assim ninguém se entende.
Assim sendo, como este blogue presta um serviço público, deixo aqui a imagem que explica como se deve conduzir numa rotunda com mais do que uma faixa e deixo um apelo, FAÇAM PISCA CARAÇAS!!!! Ah, e tentem não matar alguém, só naquela...
Há que perceber que vivemos num país de burros.. As pessoas não só não sabem fazer rotundas como ainda nos vão apitar porque acham que nós é que estamos a fazer mal! Então? Não é por acaso que temos das mais altas taxas de acidentes e mortais ainda por cima..
ResponderEliminarÉ incrivel a convicção dos srs(as) condutores(as) que ao entrar na rotunda, para sair na 3ª saída, a fazem toda pela faixa exterior... uma convicção que são uns grandes condutores (ai alguém que os chame à atenção) e os outros é que estão mal. A faixa interior é uma área destinada e reservada à manutenção da rotunda!!!!
ResponderEliminar