quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Desabafos: Ai a piolhagem!

Fui ao Festival Sudoeste. Mal de mim se não fosse, vou todos os anos desde 2003. Neste festival vê-se de tudo, e com 8 experiências no bucho, já vi freaks, betinhos, malta nova, malta velha, rastafaris, alentejanos mesmo do Alentejo e por aí fora. É claro que vemos malta com mau aspecto, mas aqui também podemos encontrar casais com filhos mais pequenos ou até mesmo casais mais velhos que vão experienciar um festival único, pelo menos em termos de localização…

Adiante, estava eu na praia, no sábado, quando chega uma tia. Sim, daquelas que falam à tia, têm o cabelo louro à tia, têm um biquíni à tia, óculos de sol à tia… Portanto, o pack completo. A praia estava de facto muito cheia. Para além de ser Agosto, as praias nas imediações do Festival ficam cheias.

A senhora encontra um local bem perto de nós e começa a disparar “isto aqui é só piolhagem, o que vale é que não tarda vão todos para os sudoestes! É que eu sou habitue!” Senti-me atacada e a minha pulseira a dizer SW TMN identificava-me como participante directa no clube dos que têm piolhos! Claro que um dos nossos foi ao banho e eu aproveitei para dizer bastante alto “aproveita para tirar os piolhos!” É certo que a partir daí não ouvi mais nenhum latido vindo daquela localização.

Fiquei a pensar naquilo. Eu sei o que é ser habitue numa praia e ver a enchente no verão, mas aceitei-o, era esse o negócio da família, e já faz parte. Compreendo que é difícil estar num sítio pacato e vazio e vê-lo a ser invadido por muita gente num curto espaço de tempo. Mas, não deveria ser encarado com uma oportunidade? Os cafés estão cheios e os frangos esgotaram no talho…

Outro caminho que segui depois do discurso da piolhagem foi, mas será que quem não vai a este tipo de festivais considera que só vai malta de mau trato? Olhei em volta e vi muitas caras diferentes com a mesma pulseira no braço. Como é que é possível generalizar tanto? Eramos todos diferentes. Pensei que, só no nosso grupo tínhamos muitas profissões consideradas de responsáveis pela nossa sociedade. De repente um jornalista passa a piolhoso só porque tem uma pulseira? Ou porque é jovem? O aspecto ou um adereço ditam o que devem esperar de nós e aquilo que transparecemos para os outros? Será justo ser considerada de piolhosa com tanta facilidade?

3 comentários:

  1. Bem, há que referir que a tia estava acompanhada de uma anã, e uma miúda dos seus 5 anos, e pareciam ter um relação de casal. Isto é verdade. Se somos tão facilmente apelidados de piolhos por uma "habitué" que nunca vimos numa praia que frequentamos regularmente, também podemos facilmente concluir que aquelas 3 pessoas certamente que tinham saído do circo. Ou dum filme do David Lynch.

    ResponderEliminar
  2. Respondias logo: Piolhosa és tu! Ó tia labrega!

    ResponderEliminar
  3. eu cá por mim estou-me a defecar solenemente para esta gente mentecapta!

    ResponderEliminar