Adiante, estava eu na praia, no sábado, quando chega uma tia. Sim, daquelas que falam à tia, têm o cabelo louro à tia, têm um biquíni à tia, óculos de sol à tia… Portanto, o pack completo. A praia estava de facto muito cheia. Para além de ser Agosto, as praias nas imediações do Festival ficam cheias.
A senhora encontra um local bem perto de nós e começa a disparar “isto aqui é só piolhagem, o que vale é que não tarda vão todos para os sudoestes! É que eu sou habitue!” Senti-me atacada e a minha pulseira a dizer SW TMN identificava-me como participante directa no clube dos que têm piolhos! Claro que um dos nossos foi ao banho e eu aproveitei para dizer bastante alto “aproveita para tirar os piolhos!” É certo que a partir daí não ouvi mais nenhum latido vindo daquela localização.
Fiquei a pensar naquilo. Eu sei o que é ser habitue numa praia e ver a enchente no verão, mas aceitei-o, era esse o negócio da família, e já faz parte. Compreendo que é difícil estar num sítio pacato e vazio e vê-lo a ser invadido por muita gente num curto espaço de tempo. Mas, não deveria ser encarado com uma oportunidade? Os cafés estão cheios e os frangos esgotaram no talho…
Outro caminho que segui depois do discurso da piolhagem foi, mas será que quem não vai a este tipo de festivais considera que só vai malta de mau trato? Olhei em volta e vi muitas caras diferentes com a mesma pulseira no braço. Como é que é possível generalizar tanto? Eramos todos diferentes. Pensei que, só no nosso grupo tínhamos muitas profissões consideradas de responsáveis pela nossa sociedade. De repente um jornalista passa a piolhoso só porque tem uma pulseira? Ou porque é jovem? O aspecto ou um adereço ditam o que devem esperar de nós e aquilo que transparecemos para os outros? Será justo ser considerada de piolhosa com tanta facilidade?
Bem, há que referir que a tia estava acompanhada de uma anã, e uma miúda dos seus 5 anos, e pareciam ter um relação de casal. Isto é verdade. Se somos tão facilmente apelidados de piolhos por uma "habitué" que nunca vimos numa praia que frequentamos regularmente, também podemos facilmente concluir que aquelas 3 pessoas certamente que tinham saído do circo. Ou dum filme do David Lynch.
ResponderEliminarRespondias logo: Piolhosa és tu! Ó tia labrega!
ResponderEliminareu cá por mim estou-me a defecar solenemente para esta gente mentecapta!
ResponderEliminar