segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Desabafos: Rotundas

De todas as vezes que pego no meu carro, passo por uma rotunda. Não vale a pena tentar evitá-las, elas nasceram quais cogumelos urbanos, com decorações alucinogénicas. E de todas essas vezes que eu conduzo, eu assusto-me com os outros.

Quando tirei a carta, ensinaram-me a fazer rotundas. E eu pensei, "epá, isto tem lógica!" Foi há 10 anos, num período anterior ao auge da dominação das rotundas, mas ainda assim, elas já tinham um grande potencial!

Supostamente, e conforme a antiga DGV indica na seguinte imagem, se a malta tem como destino a primeira saída, vai na faixa mais à direita; se o pessoal pretende ficar zonzo e dar uma voltinhas a mais, saindo na segunda, terceira ou enésima saída, então temos de nos aproximar da rotunda na faixa da esquerda e entrar na faixa da esquerda... Isto, meus caros é lógica pura! Pensem lá um bocado em termos de distribuição de tráfego, ponham o outro carburador a funcionar, aquele que está em cima do pescoço...!

Então, porque é que eu tenho sempre de abrandar ou travar para não levar com alguém em cima? E depois se houver embrulhada é um problema que só visto! Porque às vezes quem está mal está à direita, e então acha que tem razão, e assim ninguém se entende.

Assim sendo, como este blogue presta um serviço público, deixo aqui a imagem que explica como se deve conduzir numa rotunda com mais do que uma faixa e deixo um apelo, FAÇAM PISCA CARAÇAS!!!! Ah, e tentem não matar alguém, só naquela...

2 comentários:

  1. Há que perceber que vivemos num país de burros.. As pessoas não só não sabem fazer rotundas como ainda nos vão apitar porque acham que nós é que estamos a fazer mal! Então? Não é por acaso que temos das mais altas taxas de acidentes e mortais ainda por cima..

    ResponderEliminar
  2. CEDCRAM - Azenhas do Mar3 de agosto de 2010 às 10:17

    É incrivel a convicção dos srs(as) condutores(as) que ao entrar na rotunda, para sair na 3ª saída, a fazem toda pela faixa exterior... uma convicção que são uns grandes condutores (ai alguém que os chame à atenção) e os outros é que estão mal. A faixa interior é uma área destinada e reservada à manutenção da rotunda!!!!

    ResponderEliminar