quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Desabafos: Atchim! Penicilina!

Como muito boa gente não hipocondríaca, detesto estar doente! Confesso gostar dos mimos associados a essa condição, mas as sensações que temos quando estamos com maleitas são as piores.

Vou-me focar na minha predilecção: a constipação. Esta menina acompanha-me a vida toda. Excepto durante um ano, depois de ter levado uma vacina de penicilina! Esta grande senhora, injectada no rabiosque faz maravilhas! Para além de um andar novo, proporcionou-me um ano, sim, um ano inteiro sem dores de garganta, narizes entupidos ou até um reles atchim! Infelizmente quando peço ao médico uma injecçãozinha de penicilina, ele lança um ar duvidoso, como se eu fosse uma addicted...

Passado um ano, a capa de indestrutibilidade derreteu e eu fiquei novamente desprotegida. Voltaram as fungadelas, que têm hora marcada: quando está frio, porque está frio; e quando está calor porque está calor. Que é praticamente sempre, tirando os momentos assim-assim.

Como estamos em Agosto, guess what, calor de morte: Ananicas colada ao ar condicionado. Resultado: já foste! E aí estão: as noites mal dormidas; os olhos a meio gás, inchados e deitados numas olheiras perceptíveis (embora no verão, com o bronze, o resultado visual não seja tão mau como no inverno!); atchins a rodos; e assoadelas a todo o momento, proporcionando um belo efeito de nariz vermelho e descascado.

Andamos com o saquinho dos medicamentos como se fossemos doentes crónicos e envelhecidos, a tomar os tiragripes e apagagripes desta vida que não têm efeito nenhum. Tomamos uns halls ou umas mebocaínas e gastamos tantos lenços que a Renova até aplaude ao ver os lucros a crescer.

Não chego a ir à cama, ou até a ter febre. Estes casos mais graves são raros e acontecem-me apenas uma vez por ano, ou até mesmo de 2 em 2 anos. Quando vejo o Senhor Doutor, ainda meto uns antibióticos no bucho, e a coisa às vezes passa mais depressa, agora quando é mais leve, parece que custa mais a passar... Ai minha rica penicilina... Dava as duas nádegas! Salvo seja...

2 comentários:

  1. Ontem já estavas a adivinhar! Bendita quermesse das Azenhas do Mar! 2 pacotinhos de lenços Renova! Mas continuo a achar que um mergulho no mar gelado da Praia Grande substitui uma penicilina bem dada! Nem que seja por ficares dormente de tanto frio e deixares de te sentir :)
    As melhoras!

    ResponderEliminar
  2. Não posso evitar... Tenho de salientar esta frase: "Dava as duas nádegas!" Meireles no seu melhor!

    ResponderEliminar